.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Instalando Ambiente comum Windows Server 2003 PARTE 1


Introdução

Guias passo a passo

O guia passo a passo para a Implantação do Windows Server 2003 da Microsoft começa estabelecendo uma infra-estrutura de rede comum através da instalação do Windows Server 2003, da configuração do Active directory, da instalação de uma estação de trabalho do Windows XP Professional e, finalmente, através da adição desta estação a um domínio. Os guias passo a passo subseqüentes assumem que você possui esta infra-estrutura de rede comum posicionada. Se você não deseja seguir esta infra-estrutura de rede comum, você terá que fazer alterações apropriadas enquanto estiver utilizando estes guias.

A infra-estrutura de rede comum requer que os seguintes guias estejam completos.

ParteI: Instalando o Windows Server 2003 como um Controlador de domínios

Parte II: Instalando uma Estação de Trabalho do Windows XP Professional e Conectando-a a um Domínio

Assim que a infra-estrutura de rede comum estiver configurada, qualquer um dos guias passo a passo adicionais poderá ser empregado. Note que alguns guias passo a passo podem conter pré-requisitos adicionais acima e além dos requisitos da infra-estrutura de rede comum. Qualquer requisito adicional será apontado no guia passo a passo específico.

Virtual PC da Microsoft

Os guias passo a passo para implantação do Windows Server 2003 podem ser implementados dentro de um ambiente de testes ou através de tecnologias de virtualização como o Virtual PC 2004 ou o Virtual Server 2005 da Microsoft. A tecnologia em máquina virtual permite aos clientes executar sistemas operacionais múltiplos concomitantemente em um único servidor físico. O Virtual PC 2004 e o Virtual Server 2005 foram criados para aumentar a eficiência operacional em testes e desenvolvimento de softwares, a migração de aplicações legadas, e cenários de consolidação de servidores.

Os guias passo a passo para implantação do Windows Server 2003 assumem que todas as configurações irão ocorrer dentro de um ambiente físico de testes, apesar de que a maioria das configurações poderá ser aplicada a um ambiente virtual sem modificação.

A aplicação dos conceitos fornecidos nestes guias passo a passo para um ambiente virtual está além do escopo deste documento.

Notas Importantes

As empresas, organizações, produtos, nomes de domínios, endereços de e-mail, logotipos, pessoas, lugares e eventos exemplificados aqui descritos são fictícios. Nenhuma associação com qualquer empresa, organização, produto, nome de domínio, endereço de e-mail, logotipo, pessoa, lugar e evento é intencional ou assim deve ser deduzido.

Esta infra-estrutura comum foi criada para uso em uma rede privada. O nome fictício da empresa e o nome do Sistema de Nome de Domínio (Domain Name System - DNS) usado na infra-estrutura comum não estão registrados para uso na Internet. Este nome não deve ser usado em uma rede pública ou na Internet.

A estrutura de serviços do Active directory para esta infra-estrutura comum foi criada para mostrar como o Gerenciamento de Alteração e Configuração do Windows Server 2003 funciona com o Active directory. Ele não foi criado pra funcionar como um modelo para configuração do Active directory para nenhuma organização.

Nenhum comentário: