.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Instalando Ambiente comum Windows Server 2003 PARTE 2


Visão Geral

Este guia explica como construir uma infra-estrutura de rede comum começando com a instalação e configuração do sistema operacional do Windows Server 2003 da Microsoft como um controlador de domínios. Esta infra-estrutura comum permite a você conhecer e avaliar o Windows Server 2003. Ao implementar este guia, pense em como tudo isso pode ser aplicado em sua organização.

Este guia, que é o primeiro de uma série de duas partes, mostra como instalar um servidor como um controlador de domínios e simplificar uma amostra de estrutura de serviço do Active directory. A Parte dois descreve os passos para a instalação de um cliente do Windows XP Professional e como conectar este cliente ao controlador de domínios. Primeiro, complete os procedimentos deste guia, então use "Parte II: Instalando uma Estação de Trabalho do Windows XP Professional e Conectando-a a um Domínio" para completar sua infra-estrutura de rede comum.

Pré-requisitos

Nenhum

Requisitos do Guia

Estes são os requisitos em hardware para a infra-estrutura comum.

ItemQuantidadeComentários

Servidor(es)

1

Capaz de executar o Windows Server 2003

Estações de Trabalho(s)

Conforme necessário

Capaz de executar o Windows XP Professional

Hub(s) de rede

Conforme necessário

Uma rede privada é recomendada

Hardware de acesso remoto

Conforme necessário

Para testar conexões remotas e de links mais lentos

Interface de rede

Conforme necessário

100 MB Card

UPS

Opcional

Para proteger os servidores

Impressora

Opcional

Para imprimir informação sobre configurações e outros testes

Notas:

Um servidor baseado num processador da Intel executando o Windows Server 2003 precisará de pelo menos 128 megabytes (MB) de RAM. A Microsoft também recomenda que o servidor tenha milhares de gigabytes de memória de disco. Além disso, os servidores devem ser equipados com cartões de interface de rede de alta velocidade.

Use um número suficiente de estações de trabalho para similar uma variedade de ambientes de estações, incluindo o desktop típico de sua organização, usuário em roam, usuário móvel, e todas as outras configurações apropriadas. Estes computadores devem ser capazes de executar o Windows XP Professional. A Microsoft recomenda um mínimo de 64 MB de RAM para estações de trabalho baseadas em processadores da Intel.

Ao criar a infra-estrutura física, uma rede privada é recomendada; portanto, serão necessários hubs de rede o suficiente e outros hardwares de rede para conectar todas as estações de trabalho e servidores a uma única rede.

A informação mais atual sobre requisitos de hardware e compatibilidade para servidores está disponível no site Compatibilidade de Produto do Windows Server 2003.

Parâmetros de Servidores Adicionais

Se forem acrescentados servidores à infra-estrutura comum, use a seguinte convenção de nomenclatura.

ParâmetroValor

Nome(s) do computador

HQ-CON-SRV-01
HQ-CON-SRV-nn

Visão Geral da Configuração do Servidor

A figura 1 mostra a configuração de servidor básica.


Figura 1. A Configuração do Servidor

Configuração do Disco do Servidor

Para usar um único servidor para a infra-estrutura neste guia, você irá precisar de um servidor com dois discos rígidos ou de um único disco rígido com duas divisões.

Nota: Os guias passo a passo subseqüentes nesta série podem requerer servidores adicionais ou outros equipamentos; estas adições serão apontadas no guia específico.

O primeiro disco ou divisão comporta o Windows Server 2003 e outros arquivos para a infra-estrutura comum, tais como os pacotes do Windows Installer e arquivos de fonte de aplicações. O segundo disco ou divisão está reservado para os arquivos de registro do Active directory e para procedimentos requeridos por outros guias passo a passo.

Cada disco ou divisão deve comportar milhares de gigabytes de informação, e cada disco ou divisão deve ser formatado para os sistemas de NT (NT file system - NTFS). Os passos para a criação e formatação das divisões estão contidos neste guia.

Continua...

Nenhum comentário: