.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Instalando Ambiente comum Windows Server 2003 PARTE 3


Instalação do Servidor

Para iniciar o procedimento de instalação, inicie diretamente do CD do Windows Server 2003. Seu CD-ROM deverá suportar CDs para iniciação.

Nota: Ao configurar divisões e formatar drives, todos os dados no disco rígido do servidor são destruídos.

Iniciando a Instalação

A instalação cria as divisões no disco no computador executando o Windows Server 2003, formata o drive, e então copia os arquivos de instalação do CD para o servidor.

Nota: Estas instruções assumem que você esteja instalando o Windows Server 2003 em um computador que ainda não esteja executando o Windows. Se você estiver atualizando uma versão antiga do Windows, alguns passos poderão ser diferentes.

Para iniciar a instalação

1.

Insira o CD do Windows Server 2003 no drive do CD-ROM.

2.

Reinicie o computador. Se solicitado, pressione qualquer tecla para iniciar a partir do CD.
Inicia-se a instalação do Windows Server 2003.

3.

Na tela Welcome to Setup, aperte Enter.

4.

Reveja e, se estiver de acordo com os termos de licenciamento, aperte F8.
Nota: Se você possuir uma versão anterior do Windows Server 2003 instalada neste servidor, você poderá receber uma mensagem perguntando se você quer consertar o drive. Aperte Esc para continuar e não consertar o drive.

5.

Siga as instruções e delete todas as divisões existentes no disco. Os passos exatos irão se diferenciar baseados no número e tipo de divisões presentes no computador. Continue a apagar as divisões até que todo o espaço do disco seja classificado como Unpartitioned space (Espaço não dividido).

6.

Quando todo o espaço do disco estiver classificado como Unpartitioned space, aperte C para criar uma divisão no espaço não dividido no primeiro disk drive (como é pertinente).

7.

Se o seu servidor possuir um único disk drive, divida pela metade o espaço disponível para criar duas divisões de tamanho igual. Delete o space default value (valor padrão de espaço). Em Create partition of size (in MB) (Criar divisão de tamanho em MB), digite o valor na metade to espaço total do disco e aperte Enter. (Se o seu servidor possui dois disk drives, digite o tamanho total do primeiro drive.)

8.

Após a divisão New ter sido criada, aperte Enter.

9.

Selecione Format the partition using the NTFS file system , e aperte Enter.

A instalação do Windows Server 2003 formata a divisão e então copia os arquivos do CD do Servidor do Windows Server 2003 para o disco rígido. O computador reinicia e o Programa de Instalação do Windows Server 2003 continua.

Completando a Instalação

Para continuar a instalação com o Assistente de Instalação do Windows Server 2003

O Assistente de Instalação do Windows Server 2003 (Windows Server 2003 Setup Wizard) detecta e instala aparelhos. Isto pode demorar mais do que alguns minutos, e durante o processo sua tela pode sofrer oscilações.

Na caixa de diálogo Regional and Language Options faça as mudanças necessárias (geralmente, nenhuma mudança é necessária nos Estados Unidos), e então clique em Next.

Na caixa de diálogo Personalize Your Software, digite Mike Nash na caixa Name e digite Reskit na caixa Organization. Clique em Next.

Digite o Product Key (encontrado na parte de trás da caixa de CD do seu Windows Server 2003) nas caixas de textos fornecidas, e então clique em Next.

Na caixa de diálogo Licensing Modes, selecione o modo de licenciamento apropriado para sua organização, então clique em Next.

Na caixa de diálogo Computer Name and Administrator Password, digite o novo nome do computador HQ-CON-DC-01 na caixa do nome do computador, e clique em Next.
Melhor prática: Para facilitar os guias passo a passo, a senha do Administrador é intencionalmente deixada em branco - isto é, não existe senha. Esta não é uma prática de segurança recomendável. Ao instalar uma estação de trabalho em um ambiente de produção, sempre deverá haver uma senha. Por padrão, o Windows Server 2003 requere senhas complexas.

Quando solicitado pelo Windows Setup, clique em Yes para confirmar uma senha em branco do Administrador.

Na caixa de diálogo Date and Time Settings, corrija a data atual e a hora se necessário, e então em Next.

Na caixa de diálogo Networking Settings, certifique-se de que Typical Settings seja selecionado e clique em Next.

Na caixa de diálogo Workgroups or Computer Domain (No é a opção de seleção padrão), clique em Next.
Nota: O nome de um domínio pode ser especificado neste ponto, mas este guia utiliza o Assistente de Configuração do Seu Servidor (Configure Your Server Wizard) para criar o nome do domínio mais tarde.
A Instalação do Windows Server 2003 continua e configure os componentes necessários. Isto pode levar alguns minutos.

O servidor reinicia e o sistema operacional é carregado a partir do disco rígido

Preparando uma Segunda Divisão ou um Segundo Disk Drive

O espaço não dividido da instalação do Windows Server 2003 requer formatação antes que ele possa ser acessado pelo sistema operacional. O gerenciamento dos discos e divisões ocorre através do snap-in do Gerenciamento do Computador (Computer Management) para o Console de Gerenciamento da Microsoft (Microsoft Management Console). Os seguintes passos assumem que um segundo disk drive está sendo usado; modifique os procedimentos de acordo para uma segunda divisão.

Para preparar uma segunda divisão ou um disk drive

Aviso: A formatação de uma divisão destruirá todos os dados naquela divisão. Certifique-se de selecionou a divisão correta.

1.

Aperte Ctrl+Alt+Del e registre-se no servidor como administrator. Deixe o espaço para senha em branco.

2.

Clique em Start, direcione para Administrative Tools, e clique em Computer Management.

3.

Para definer e formatar o espaço não dividido, clique em Disk Management.

4.

Clique com o botão direito em Unallocated no Disco 1.

5.

Para definir uma divisão, clique em New Partition, e então clique em Next para continuar.

6.

Selecione Primary Partition (padrão), e clique em Next para continuar.

7.

Clique em Next deixando o Partition size in MB estabelecido como padrão.

8.

Para Assign the following drive letter, selecione L, e clique em Next para continuar.

9.

Abaixo do Format this partition with the following settings, clique em Perform a quick format. Clique em Next, e então em Finish para completar a configuração do segundo disk drive. Assim que tiver terminado, sua distribuição do disco deverá ser similar à Figura 2.


Figura 2. Gerenciamento do Disco

10.

Feche o console de Gerenciamento do Computador.

Configurando Seu Servidor como um Servidor DHCP

O Protocolo Dinâmico de Configuração do Host (DHCP) pode ser instalado manualmente ou usando o Assistente do Windows Server 2003 Manage Your Server. Esta seção utiliza o assistente para completar a instalação.

Nenhum comentário: